sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Workshop MTM: "Ferramentas de Melhoria Contínua"
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Workshop "VSM & MTM" - 26 de Novembro na ATEC / Porto
O Workshop terá como principais objectivos:
- Demonstração e integração das ferramentas de VSM e MTM;
- Implementação de ferramentas de melhoria contínua num sistema integrado.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
MTM congresso nacional 2009 - Encontro das Associações na Alemanha
MTM - O que é?
Tem interesse em adquirir o DVD? Por favor contacte-nos: susanne.burger@autoeuropa.pt
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Workshop MTM: Ferramentas de Melhoria Contínua
Com esta iniciativa, pretende-se promover a partilha de experiências na aplicação prática de Ferramentas de Melhoria Contínua nas Organizações, nomeadamente ao nível dos respectivos processos Produtivos e Logísticos. Neste Workshop está previsto a apresentação de Estudos de Caso Práticos, com intuito de evidenciar o potencial da aplicabilidade destas ferramentas na optimização de processos como também a metodologia a seguir para a sua implementação.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Industrial Engineers - O portal de vídeo "MTMtv" agora está disponível em inglês
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Fórum “A Dinâmica de Melhoria Contínua”
Os objectivos principais do fórum incluíram a demonstração, integração e implementação de ferramentas de melhoria contínua num sistema integrado. Foram apresentados os métodos do “5S” e os “7 Desperdícios”, o “Seis Sigma”, o “Value Stream Mapping” (VSM) e o método do “Methods-Time Measurement (MTM)”.
Aproximadamente 30 participantes aceitaram o convite e participaram neste evento. O conceito básico consistiu numa simulação de uma linha de produção, na qual existiam – exactamente como numa fábrica real – diversos postos de trabalho (ex. logística, qualidade) e um cliente exigente. Os produtos desta “fábrica virtual” eram cinco figuras diferentes de “Origami” – a arte Japonesa de criar obras de arte só com o dobrar de uma folha de papel.
No fim do workshop os participantes puderam experimentar as potencialidades dos métodos utilizados e a sua aplicação. Para os participantes, foi uma experiência impressionante, reconhecer, que mudanças pequenas na organização, nomeadamente na linha de produção, podem ter um grande efeito nos resultados, na produtividade, no tempo de execução e na própria qualidade do produto final.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
GPS - Production with a system
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Bem Vindo ao blogue da MTM Portugal
Caros colegas, parceiros e amigos da Associação MTM - Secção Portugal,
Sejam bem vindo ao nosso novo blogue!
Empresas de todos os sectores económicos utilizam Methods – Time Measurement (MTM) para de uma forma tranversal, atingirem os seus objectivos de melhoria continua, quando da aplicação de metodologias que levam á optimização dos seus processos de negócios. O MTM é o sistema mais bem sucedido mundialmente para a gestão de tempo e constituição de sistemas de trabalho eficazes, na medida em que permite a redução de tempos e custos optimizando processos, produtos e métodos de trabalho através de uma visualização tranparente e simples de todas as componentes dos sistemas de trabalho. Neste sentido, pretende-se realçar a importância da metodologia MTM em diferentes contextos e enfatizar o contributo desta ferramenta para o incremento da produtividade e competitividade empresarial.
Nos gostaríamos de os cumprimentar neste novo blogue e esperamos pelos seus comentários, reacções e pela sua participação nos nossos eventos futuros que se traduzem em Workshops, forums e colóquios.
Com os melhores cumprimentos,
António Norberto,
Presidente da Associação MTM Portugal
Associação MTM Portugal - O sucesso é uma questão de planeamento...
Frank Bunker Gilbreth (1868 -1924)
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Associação MTM Portugal e ATEC Presentes na conferência anual da Associação MTM Suíça
anual da Associação MTM Suiça, dia 20 de Março. (1. e 2. da esquerda)
No passado dia 20 de Março, teve lugar em Diekton – Suiça, a Conferência Anual da Associação MTM Suiça. Este evento contou com a presença de mais de 50 participantes, de várias nacionalidades entre as quais Alemanha, Finlândia e Áustria. De Portugal estiveram presentes a Dr.ªSandra Neves - Administradora Técnica da ATEC, e o Eng. Antonio Norberto - Presidente da MTM Portugal.
Planear correctamente ou melhorar continuamente?” foi o tema proposto aos participantes e teve como objectivo, a apresentação da aplicação do MTM em diferentes realidades empresarias, a exposição de exemplos práticos e a troca de experiências.
O Dr. Ferdinand Nadig - Presidente da Associação MTM Suíça fez as honras da casa, e deu abertura ao tema realçando a realidade na Índia, país que visitou recentemente e que enfrenta o desafio de lidar com um crescimento anual de 20 Milhões de Pessoas, sendo fundamental “intervir de forma planeada e melhorar continuamente”.
Seguiu-se a apresentação do Sr. Markusp Tobler subordinada ao tema FMEA , a qual evidenciou as falhas ao nível do produto e do processo, e respectivo impacto sobre os clientes. Na sua exposição, deu ênfase às vantagens de implementação do FMEA na maximização de tempos e redução de custos e do risco.
O Sr. Markus Lippert fez a apresentação da empresa Jungheinrich, na qual a metodologia MTM foi implementada com sucesso. O orador salientou que as análises de MTM permitiram identificar com transparência as fracções de tempo no processo que não acrescentam valor. O Sr. Albert Grossenbacher introduziu o tema KVP, salientando as suas inúmeras vantagens, nomeadamente na redução de custos, aumento da satisfação dos colaboradores e clientes e no aumento da competitividade.
O Professor Richard Fitzgerald, apresentou os oito passos cruciais para as empresas sobreviverem à crise: redução das quantidades, em vez de concessão de preços, revisão dos preços base e retorno de investimento, rebate de bens em vez de rebate de preços, agressividade do serviço e vendas, reduzir os riscos para o cliente, novos modelos de negócio, mais prestação de serviços, reposição de mercado e renovação.
A presença nacional focou uma comparação entre Portugal e a Suíça. A Dr.ª Sandra Neves, da ATEC referiu que “ambas as economias vivem de inúmeras PME’s e o MTM é desconhecido para muitas empresas e as que conhecem consideram-no demasiado caro”. Neste contexto, foi abordada a importância das estratégias utilizadas para a divulgação do MTM de acordo com os contextos dando como exemplo: workshops, visitas a empresas locais, apresentação de estudos de caso, entre outras iniciativas.
A finalizar o encontro, o orador Dr. Roy Bruderer focou o trabalho em equipa e a motivação como factores críticos de sucesso, através da apresentação da sua empresa StadlerRail, que desde 2000 aumentou cerca de cinco vezes mais, o volume de negócio.
Estas e outras ideias discutidas no encontro na Suíça vêm reforçar a importância da implementação do MTM como ferramenta empresarial de planeamento e melhoramento contínuo.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
MTM international - Initiation of the Mexican MTM Association
Higher education in the country is dominated by state universities, most of which are located in Mexico City. But there are important colleges in Guadalajara, Puebla, Veracruz and Monterrey as well.
MTM WORKSHOPS 2011
Onde: Volkswagen Autoeuropa, Palmela
Quando: Quinta-Feira, 7 de Julho 2011
Workshop: "Workshop de Melhoria Contínua"
Onde: ATEC / Palmela
Quando: Quinta-Feira, 24 de Novembro 2011
MTM - Perfeição como Prioridade
Em mais de 20 países industriais , as empresas de quase todos os sectores económicos utilizam Methods-Time Measurement (MTM) para a optimização dos seus processos de negócios. Assim, o MTM tornou-se mundialmente o sistema melhor sucedido para a gestão de tempo e a constituição de sistemas de trabalho.
O sistema MTM garante às empresas em todos os seus locais de produção uma linguagem comum de descrição de processos e elevados padrões na construção e montagem quer se trate de produção em grandes ou pequenas série, mais ou menos complexas ou, ainda no fabrico individual.
Por isso, o MTM é aplicável tanto a empresas industriais como a empresas de logística, bem como nas oficinas de reparação como em empresas de serviços ou do sector público ou administrativo.
Assim o MTM:
- poder ser utilizado para a optimização de todos os processos manuais de trabalh;
- obriga a pensar em grandezas de influência e evita custos;
- é aplicável em todos os ramos e sectores de negócios;
- é fácil de aprender;
- ajuda a fazer bem desde o início!
Produção dos Automoveis 1949 (VW) . . .
... e 60 anos mais tarde, 2009 na Volkswagen Dresden
Automação na Indústria de Automóvel
Para garantir um desempenho excepcional nos complexos processos de produção integrada da indústria automóvel, são colocadas grandes exigências no planeamento da produção. Sem uma abordagem integrada, a redução das taxas de erro ao nível ppm seria praticamente impossível.
O rigor na produção tal como implementado na metodologia “Poka-Yoke” apenas se consegue através de um processo de montagem absolutamente fiável através de muitos controlos individuais ao longo do processo, recorrendo a tecnologia de sensores de medição e de controlo, bem como a sistemas de visão.
MTM - Methods-Time Measurement
Enquanto até aos anos 80 serviu praticamente só para definir os tempos teóricos de métodos e processos já definidos, hoje, o MTM é utilizado como a ferramenta mais eficaz na concepção de produtos e equipamentos, no planeamento de processos e métodos de trabalho.
No termo conceito integrado subsumem-se todos os aspectos relevantes (em contexto prático), referentes à produtividade de trabalho, que se encontram representados no sistema MTM, incluindo as considerações de natureza ergonómica.
Devido às suas vantagens, hoje o MTM é aplicado nas fases de melhoria e no controlo permanente dos sistemas de trabalho:
1. A aplicabilidade do sistema MTM na fase de concepção representa uma das grandes vantagens, porque pode simular com facilidade qualquer processo e sistema de trabalho, não tendo como condição prévia a existência de um sistema de trabalho real.
2. Todos os planeamentos relizados com o sistema MTM representam um rendimento standard internacionalmente reconhecido.
3. A aplicação do MTM obriga a definir o método de trabalho, representando, assim, uma ferramenta essencial para garantir a qualidade dos processos, a escolha dos métodos mais eficazes e a sua standardização.
Lean Manufacturing
Um aspecto crucial é que a maioria dos custos são calculados na fase de projeto de um produto. Um engenheiro especificará materiais e processos conhecidos e custos às custas de outros processos baratos e eficientes. Isto reduz os riscos do projeto. As empresas que seguem essa metodologia desenvolvem e reencaminham folhas de verificação para validar o projeto do produto.
Os pontos-chave do lean manufacturing são:
Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem.
Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
Melhoria contínua - redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação.
Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.
Flexibilidade - produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.
Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.
Lean é basicamente tudo o que concerne à obteção dos materiais corretos no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e estando aberto a mudanças.